Andréa Zemp Nascimento

"Assim | Tudo que sou | Já fui |

  Na criança que sonhou ser tudo."

  Mia Couto

Quando eu era criança, e refletia sobre a pergunta clássica: "O que você será quando crescer?", achava sempre muito difícil responder. Antes de tudo eu pensava: "Ué, mas eu já sou alguém! e ainda mais: eu sou várias coisas ao mesmo tempo: bailarina, pintora, cientista, cantora, professora, brincante!". Por que escolher apenas uma profissão específica? Por que adultos se definem somente através do trabalho?

Eu observava os adultos e tinha a sensação que a vida adulta poderia ser mais multifacetada e divertida do que parecia. Esse jeito lúdico de ver a vida me guiou em minha trajetória e me transformou no que sou hoje. Depois de muitas aventuras na interface entre arquitetura, arte, educação, cultura e pesquisa, veio a maternidade: meus filhos, com sua criatividade infinita e com sua "Desordem Fecunda" me inspiram e me confirmam continuamente as minhas suspeitas de criança.

Sou brasileira, cresci em Barra Bonita, uma pequena cidade no interior do Estado de São Paulo. Me tornei

arquiteta e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU-USP (Brasil). Desde 2009 vivo na Suíça, onde concluí meu mestrado em Mediação de Arte e Cultura pela Escola Superior de Artes de Zurique ( ZHdK). Há alguns anos também me dedico ao estudo da Fotografia, minha paixão antiga, que tem se tornado também uma importante ferramenta de trabalho.

Em busca de campos de atuação transdisciplinares, sempre me dediquei desde a graduação em arquitetura à pesquisa acadêmica e à prática profissional nas interfaces entre a arquitetura, a arte, a cultura e a educação. Meu foco principal de pesquisa são os espaços lúdicos  e as linguagens expressivas da infância, temas através dos quais investigo caminhos para a construção de diálogos criativos com a criança. Sou autora do livro "A criança e o arquiteto: quem aprende com quem?", publicado em  2015 e lançado na Livraria da Vila, em São Paulo (Annablume/FAPESP).

Foto: Fabiana Nunes

Trabalhos | Projetos

Formação

Desde 06/2020

Integrante da equipe de moderação do Programa de rádio infantil "1,2,3 Outra vez" (em português e suíço- alemão) 

Desde 03/2020

Moderadora do Clube de Leitura "Leia Mulheres Zurique - Aargau" - Leitura e debate sobre obras literárias escritas por mulheres (em português). 

Desde 10/2019

Contadora de estórias na Biblioteca Pestalozzi (Zurique) no Projeto "Conte-me uma história" do Instituto Suíço para Mídias Infantis e Juvenis (SIKJM)

Desde 2018  

Docente do curso "Tanzeichnen" (Dança-desenho) para crianças entre 5 e 9 anos em Meilen (ZH).

 

Desde 2016  

Docente convidada no Curso de Pós Graduação"CAS Bedürfnisgerechtes Planen und Bauen" ("Concepção e Planejamento adequados às Necessidades") na Faculdade de Arquitetura da Escola Superior de Luzern  

Módulo sobre planejamento de espaços infantis.

2016-2017      

Fotógrafa autônoma - Eventos e Retratos.

2015-2017     

Cofundadora | Atuante no Coletivo de Arte DaundOrt Vermittlung.

2016              

Especialista convidada no Projeto de Pesquisa „Participação Infantil em Processos de Planejamento de Espaços Lúdicos" desenvolvido pela Faculdade de Trabalho Social e pelo Centro de Competência em Tipologia e  Planejamento em Arquitetura (CCTP), da Escola Superior de Lucerna  | Entrevista e Participação em Workshop sobre o tema com outros profissionais.

 

2015             

Publicação do livro " A criança e o arquiteto: quem aprende com quem?" São Paulo: Annablume; FAPESP, 2014.

 

2014              

Participação como voluntária no projeto SommerSpielStadt realizado pela Associação Verein Hochhinaus (GZ Hirzenbach), Zurique.

 

2013-2014     

Arquiteta - Hauser.meier Architektinnen, Zurique.

2012-2013     

Arte-educadora - Gestaltungsschule Kloten (Escola de Arte para crianças e adolescentes).

2009-2012     

Mediadora cultural  | Professora de  Língua e Cultura de Herança (crianças brasileiras em idade pré-escolar | ensino primário)

Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC).

 

2008             

Arte-educadora - Shu Atelier de Arte para crianças, São Paulo.

2006-2008    

Desenvolvimento do projeto transdisciplinar "Espaço do brincar: construindo coletivamente um Brinquedo-Espaço", São Paulo, Cajamar.

2006            

Assistente PAE (Programa de Aperfeiçoamento do Ensino) na disciplina de graduação "Paisagismo: Sistema de Espaços Livres“ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

 

 

03 - 11/2020

Curso de especialização para atuação no Projeto "Conte-me uma história" do Instituto Suíço para Mídias Infantis e Juvenis (SIKJM)

 

2018 - 2019           

Cursos de Formação com Segni Mossi, Itália

2015-2016   

Cursos de fotografia na F+F Schule für Kunst und Design Zürich

                  

2009-2011   

Master of Advanced Studies (MAS) “Bilden - Künste - Gesellschaft” Departamento de Análise e Mediação Cultural - ZHdK. Tese: "Onde mora a casa em mim? As descobertas das crianças à procura de sua auto-cultura"

2008

Curso de Formação em Cultura Popular Brasileira

"A Arte do Brincante para Educadores“ - Instituto Brincante, São Paulo.

2006-2009   

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - FAU-USP. Dissertação " A criança e o arquiteto: quem aprende com quem?"

2000-2005  

Diploma em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - FAU-USP