"Onde a casa mora em mim?  

As descobertas da criança em busca de sua auto-cultura "  Dissertação de mestrado no MAS "Bilden - Künste - Gesellschaft"  Universidade de Artes de Zurique, 2011

O ponto de partida de minha tese de mestrado foi o meu trabalho como professora de Língua e Cultura de Origem na Associação Brasileira de Educação e Cultura - ABEC). Na tese mostro algumas reflexões sobre as noções de "cultura" e "sujeito", para discutir a ideia de "auto-cultura" na infância. Depois, discuto sobre o sistema escolar no macro-contexto e no contexto do Cantão de Zurique - especificamente em relação ao  tratamento de crianças migrantes, com diferentes origens culturais.

Em seguida, procuro identificar possíveis "espaços de ação criativa" nos cursos de língua e cultura de origem, a  fim de pensá-los de forma mais inovadora. Neste sentido, apresento o projeto "Onde mora a casa em mim?", que desenvolvi  entre 2009 e 2010 com as crianças de origem angolana e suíço-brasileira durante meu curso na Escola de Feldmeilen (ZH).

Durante a minha prática nesta área, constatei a importância da sensibilização dos mediadores de arte e cultura e dos educadores para a importância de apoiar as crianças rumo à sua autonomia enquanto sujeitos culturais.

O trabalho pode ser lido em alemão aqui: