"Onde a casa mora em mim?
As descobertas da criança em busca de sua auto-cultura " Dissertação de mestrado no MAS "Bilden - Künste - Gesellschaft" Universidade de Artes de Zurique, 2011
O ponto de partida de minha tese de mestrado foi o meu trabalho como professora de Língua e Cultura de Origem na Associação Brasileira de Educação e Cultura - ABEC). Na tese mostro algumas reflexões sobre as noções de "cultura" e "sujeito", para discutir a ideia de "auto-cultura" na infância. Depois, discuto sobre o sistema escolar no macro-contexto e no contexto do Cantão de Zurique - especificamente em relação ao tratamento de crianças migrantes, com diferentes origens culturais.
Em seguida, procuro identificar possíveis "espaços de ação criativa" nos cursos de língua e cultura de origem, a fim de pensá-los de forma mais inovadora. Neste sentido, apresento o projeto "Onde mora a casa em mim?", que desenvolvi entre 2009 e 2010 com as crianças de origem angolana e suíço-brasileira durante meu curso na Escola de Feldmeilen (ZH).
Durante a minha prática nesta área, constatei a importância da sensibilização dos mediadores de arte e cultura e dos educadores para a importância de apoiar as crianças rumo à sua autonomia enquanto sujeitos culturais.
​
O trabalho pode ser lido em alemão aqui: